segunda-feira, 1 de abril de 2013

O Espiritismo é uma “religião”?

Não como o entendem; o Espiritismo é uma doutrina filosófico-científica com base na prática e ensino da moral: a Caridade. Não é em si mesmo uma “religião” como vulgarmente se professa e se vive, é essencialmente uma filosofia racional e ciência natural. Uma Filosofia que demora-se muito estudo em seus ensinos para compreensão e muito mais que isso, prática de sua moral.
Não dizemos absolutamente que o mesmo não representa um mecanismo de re-ligação do ser com o Todo Absoluto! a doutrina dos Espíritos vem mostrar a realidade imutável da vida em seus diversos departamentos com explicações claras e objetivas, como fora anunciado há tempos psico-cronológicos mais ou menos remotos no berço das nações e das culturas.
O termo “religião” segundo um estudo aprofundado da etimologia – ciência que estuda o significado das palavras com bases histórico-culturais e fonéticas – explica que significa: reunir, religar, enfim é o processo pelo qual o ser pensante descobre a quem ele deve votar confiança e abnegado amor. Em resumo é o que liga e religa a criatura ao Criador.
Deixado bem claro desde o período de sua Codificação, pelo emérito mestre lyonês, Espírito venerando que é! O Espiritismo em suas bases fundamentais, é um tríplice aspecto: Filosofia, Ciência e Moral.
Filosofia é a ciência do pensar, do indagar e ir em busca de resposta,
Ciência pelo fato de que investiga, busca fatos e o encadeamento lógico de tudo o que é apresentado, observa, compara, analisa, e busca provas;
Moral, porque decorrente da Filosofia e da Ciência surge o ensino de consciência através da Caridade. Mostra qual o caminho para o evoluir do ser pensante, desde o seu ensaiar para vida até o ascender no que podemos chamar de reino hominal até o angélico.
Mostra as Leis Imutáveis do Universo com racionalidade e amor. O sentimento unido a razão.
Segundo fatos históricos no decorrer da evolução e transformação das civilizações, a “religião” serviu para, por medo em crianças, assustar adultos e perseguir os que lhes eram contrários ideologicamente. Sempre foi motivo de ambição, vaidade, cobiça, guerras de palavras e guerras físicas que geravam o extermínio de sociedades apoiados em seus dogmas e fundamentalismos de suas exegeses.
Por isso o emérito Codificador resolveu afirmá-lo como filosofia e ciência que é, não correndo o risco de cair na teia do maravilhoso e do sobrenatural. Nos emaranhados da ambição e da cobiça, sem ser motivo torpe de “guerras de palavras”.
A Filosofia Espírita vem conclamar o ensino do Cristo que segundo a necessidade da época, fora dito por meio de figuras e alegorias. O Espiritismo vem explicar e dar sentido lógico aos seus ensinos. Vem alavancar gradualmente a libertação do mundo íntimo dos seres da ignorância, do medo, do egoísmo, do orgulho e da vaidade. Promovendo seguranças nos quadros evolutivos das almas, nos sentidos interior e exterior.
Passa-se o tempo, e muitos adeptos da Filosofia, afirmam: minha religião?! Sou Espírita. A Religião que deveis pregar é o Cósmica do Amor e da Sabedoria, que somente a prática da Caridade liga e religa. A Moral do Espiritismo é essa, através da Caridade, do Amor e da Justiça, levar a criatura humana, à respeitar a Criação e retorna-se filho amado que é, sempre foi e sempre será ao seio do Criador que demonstra sua Onipotência em todo Universo.
Espiritismo, doutrina consoladora ausente de dogmas, hierarquia sacerdotal, títulos, rituais, cerimônias e etc. Sim, única e exclusivamente mostra a verdadeira fraternidade natural sob à égide do Amor.
Ele, livre das concepções maravilhosas e do sobrenatural, do misticismo e da mitologia. Aniquila o erro das revoltas e faz-se crescer forte e vivaz a rosa eminentemente luminosa da verdadeira Justiça, do Amor e da Caridade no jardim do coração. Ciência que será companheira de todas as outras, para uma regeneração árdua do alvorecer do mundo que já vem. Filosofia que põe em movimento as indagações dos seres e Moral que em si mesma convida à sua pratica.
Lembras! que Espiritismo não impõe, Ele convida dócil e afavelmente em qualquer época que faça-se necessária.
Quando te perguntares sobre vossa doutrina! pronunciai e mostrai com amor e paz, dando exemplo, minha doutrina é o Espiritismo e religião o Amor do Bem.

                                                                                                                             Espírito de Anne Sofia
                                                                                                                         Por Irmãos H. e Lumiére

Nenhum comentário:

Postar um comentário